CRA-RS é uma das 13 entidades eleitas no Comcet
05/07/2023

CRA-RS é uma das 13 entidades eleitas no Comcet

Nessa terça-feira (04), o Vice-Presidente de Fiscalização e Registro do CRA-RS, Adm. Carlos Theodoro Strey e a Vice-Presidente de Relações Institucionais da autarquia, Admª. Luciana Franco Barbosa tomaram posse como representantes do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS), no Conselho Municipal de Inovação Ciência e Tecnologia de Porto Alegre (COMCET), respectivamente, como titular e suplente no órgão.

A autarquia foi uma das 13 entidades eleitas para fazer parte do Comcet, gestão 2023/25, no dia 21 de junho, em meio à 13ª Conferência Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia. Também foram eleitas as diretrizes em Ciência, Tecnologia e Inovação que nortearão as ações da Prefeitura de Porto Alegre no próximo biênio.

Abaixo, confira as diretrizes estabelecidas:

ÊNFASE I:

Fomento, promoção e avanço dos ambientes e dos ecossistemas de educação, pesquisa e inovação de Porto Alegre - Prospecção, discussão e seleção de ações ou políticas públicas a serem sugeridas à gestão municipal que ajudem a fortalecer, dinamizar, dar sustentabilidade ou expandir os ambientes e ecossistemas de educação, pesquisa e inovação existentes na cidade de Porto Alegre. (Ambientes de Inovação)

Diretrizes da Ênfase I:

- Fomentar instrumentos de incentivo e mecanismos de aporte de recursos financeiros destinados a ampliar o vínculo e a fixação de empreendedores de base tecnológica em Ambientes de Inovação da cidade. 

- Estabelecer estratégias de financiamento e funding para fomentar projetos de inovação estruturantes e transversais de interesse público, em parceria com organizações públicas e privadas do ecossistema de inovação da cidade.

ÊNFASE II:

Estímulo à Transformação Digital na gestão pública e nas atividades sociais e econômicas da cidade, com atenção à inclusão digital - Prospecção, discussão e seleção de ações ou políticas públicas a serem sugeridas à gestão municipal que ajudem a fomentar, apoiar ou ampliar o impacto da transformação digital voltada para a oferta de serviços ao cidadão ou para a vivência na cidade, buscando proporcionar mais eficiência e equidade na interação com o cidadão e mais agilidade e atratividade aos clientes, visitantes e turistas. (Transformação Digital)

Diretrizes da Ênfase II:

- Fomentar o desenvolvimento de soluções digitais de interesse da cidade a partir da organização de demandas públicas e privadas e uso de mecanismos inovadores de compra pública, de forma a incorporar inovação no setor público e estimular a geração de empreendimentos inovadores e especializados em soluções digitais, com geração de empregos e renda.

- Fomentar a cooperação entre o poder público, o setor privado e instituições educacionais, de pesquisa e de regulamentação, visando estimular a inovação na área da saúde, com especial atenção às soluções digitais, à melhoria de infraestrutura e à qualificação e divulgação de Porto Alegre como polo de serviços médicos e hospitalares de alta qualidade e complexidade.

ÊNFASE III:

Apoio a ações de mapeamento, desenvolvimento e capacitação de talentos, especialmente em atividades criativas, inovadoras e tecnológicas - Prospecção, discussão e seleção de ações ou políticas públicas a serem sugeridas à gestão municipal para apoiar iniciativas de entendimento de demandas, formação, atração, fixação, desenvolvimento e inserção no mercado e na sociedade de talentos criativos e inovadores, preferencialmente com habilidades compatíveis com as profissões e demandas tecnológicas portadoras de futuro, de forma a promover a geração de novos negócios, a atração de empresas, a potencialização do empreendedorismo, a qualificação de empregos, a geração de renda, a autonomia econômica e o desenvolvimento e realização pessoal de talentos de todas as regiões e classes sociais da cidade. (Conquista, formação e valorização de Talentos)

Diretrizes da Ênfase III:

- Estimular a atuação de instituições de ensino voltadas à modernização das práticas de aprendizagem, à geração de talentos inovadores e criativos e à formação de profissionais para áreas estratégicas, como a Ciência de Dados, as Tecnologias da Informação e Comunicação, a Saúde, o Design, o Empreendedorismo de Impacto e a Economia Criativa.

- Apoiar a adoção de tecnologias inovadoras e emergentes que viabilizem a personalização, facilitação e descentralização das ações de apoio comunitário relativas à oferta de empregos, capacitação, descoberta de talentos, requalificação profissional e apoio á abertura de novos negócios.

ÊNFASE IV:

Apoio à construção de visão de futuro e estratégias de desenvolvimento inovador para a cidade de Porto Alegre - Prospecção, discussão e seleção de ações ou políticas públicas a serem sugeridas à gestão municipal ligadas ao atendimento dos desafios futuros da cidade (mobilidade, gestão de resíduos, saúde digital, gestão da água e do saneamento, entre outros) e da promoção de ações estruturantes para assegurar um futuro melhor para a cidade, baseado na promoção da sustentabilidade ambiental e financeira, da equidade social, da oferta de serviços mais inteligentes, da promoção de um ambiente de negócios favorável ao empreendedorismo e à nova economia e da melhoria da qualidade de vida. (Porto Alegre Cidade do Futuro)

Diretrizes da Ênfase IV:

- Fomentar ações de inovação tecnológica que promovam transformações urbanas visando ajudar Porto Alegre a se qualificar no seu desenvolvimento como cidade mais inteligente e resiliente.

- Fomentar a geração, desenvolvimento e implantação de inovações urbanas embasadas no conceito de Soluções Baseadas na Natureza (SBN) buscando melhorar a ambiência urbana e o paisagismo natural da cidade.