CRA-RS Entrevista: Vice-presidente administrativo, Adm. Sérgio José Rauber
01/02/2021

CRA-RS Entrevista: Vice-presidente administrativo, Adm. Sérgio José Rauber

Há quatro anos à frente da vice-presidência administrativa do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS), o Adm. Sérgio José Rauber explica em entrevista as atribuições da sua função, bem como analisa as principais conquistas dos últimos anos, destacando os desafios e o que ainda está por vir nesta nova gestão da autarquia. 

Confira: 

Como avalias a tua função e quais os principais desafios enfrentados até agora?

Nós trabalhamos na organização administrativa do Conselho para tentar facilitar ao máximo tudo para os nossos registrados. O vice-presidente administrativo é quem cuida da área de contratos, licitações, obras e recursos humanos, além de representar a presidente na sua ausência, seja em reuniões plenárias, eventos ou viagens. É um grande desafio gerir a parte administrativa, porque é ela que dá o andamento dos trabalhos e a fluidez dos processos. 

Quais você considera as principais ações realizadas nos últimos anos?

Nós implementamos o SRA (Serviço de Relacionamento com o Administrador), um grande marco na comunicação com os registrados. O SRA é um canal para demandas, reclamações e elogios, sem ser uma ouvidoria, porque permite uma ligação direta com um membro experiente do CRA-RS que esclarece todas as dúvidas. Também melhoramos a comunicação com as oito seccionais, fornecendo mais suporte aos profissionais da administração do interior. 

Além disso, uma das principais conquistas foi a modernização da sede do Conselho, em Porto Alegre, finalizada em 2020. Fizemos mudanças na recepção, deixando-a mais acolhedora e confortável para os profissionais serem atendidos, e tornamos o prédio acessível a todos. 

O que podemos esperar nesta nova gestão? O que representa esta continuidade do trabalho que vem sendo realizado?

Nós queremos melhorar ainda mais a parte estrutural e a parte de atendimento aos profissionais da administração Estamos trabalhando em uma licitação na área telefônica para que todas as seccionais estejam ligadas diretamente à sede, e na área de Tecnologia da Informação (TI), com o objetivo de digitalizar processos e registros, o que permite uma melhor organização e a diminuição do uso de papel.

Como já colocamos o elevador até o quinto andar, queremos agora reformar o local para que conte com uma estrutura para a plenária, uma sala da presidência, entre outros. É uma grande meta para este ano e também já estamos trabalhando nesta licitação.

Além da estrutura, o desafio é deixar o CRA-RS totalmente dentro das normas do Tribunal de Contas da União (TCU), reforçar a legalidade e a segurança jurídica. Nesse contexto, também estamos contratando novos colaboradores através de um processo seletivo público que está em andamento.