CRA-RS exige registro para a atuação de Administradores em órgãos públicos
18/04/2012

CRA-RS exige registro para a atuação de Administradores em órgãos públicos

O CRA-RS encaminhou notificação para o Diretor- Presidente da PROCEMPA, André Kulczynski, e ofício para o Presidente da Assembléia Legislativa do Estado, Alexandre Postal, orientando os  dois órgãos sobre a importância da atuação do Bacharel em Administração com registro junto ao CRA-RS.

No caso da PROCEMPA, a notificação foi devido ao edital de concurso público para cargos de Analista Administrativo- Analista de Logística e Analista Administrativo - Analista de Recursos Humanos. Ocorre que o edital exige como pré-requisito para o cargo de Analista Administrativo - Analista de Logística o curso superior completo com título de bacharel em Direito, bacharel em Administração ou bacharel em Ciências Contábeis.

Já para o cargo de Analista Administrativo- Analista de Recursos Humanos, o pré-requisito para provimento do cargo é ensino superior completo com título de bacharel em Administração, bacharel em Psicologia, bacharel em Direito ou bacharel em Assistência Social.

Sendo assim, o CRA-RS notificou o órgão exigindo que fosse aditado o edital, adequando o mesmo à Lei nº 4.769/ 65 combinada com o art. 5º, inciso XIII da Constituição Federal.

No documento encaminhado para a Assembleia Legislativa foi solicitado entre outras orientações que  a composição de grupos de trabalho e comissões visando a criação, reestruturação de Plano de Cargos e Salários deve ser composta por pelo menos um profissional Administrador com registro junto ao CRA-RS.

Além disso, alerta sobre a importância do Profissional Administrador, o qual deve ser responsável pela Administração e Seleção de Pessoal, Organização e Métodos, Orçamentos, Administração de Material, Administração Financeira, Administração Mercadológica, Administração de Produção e entre outras competências, conforme a Lei de Regência da Profissão.