CRA-RS realiza mais uma edição do EPROCAD e entrega dos Prêmios Docência e Astor Roca de Barcellos
04/10/2023

CRA-RS realiza mais uma edição do EPROCAD e entrega dos Prêmios Docência e Astor Roca de Barcellos

Encerrando o mês de setembro, o XVI EPROCAD 2023 - Encontro de professores e coordenadores de cursos da Área de Administração do Rio Grande do Sul realizado no último sábado (30) foi marcado por reflexões, entrega de premiações e um momento emocionante de homenagens ao professor Volnei, que partiu há alguns meses e teve uma reconhecida trajetória na docência e também junto ao Conselho.

Promovido pelo CRA-RS, através da Câmara de Ensino (CEnsino) e com apoio do Conselho Federal de Administração (CFA), o evento foi conduzido pela professora e Admª. Ione Sardão, coordenadora da CEnsino.

Na abertura, a Admª. Luciana Franco Barbosa, vice-presidente Institucional da autarquia e responsável pela condução das Câmaras Especiais fez uma fala de boas-vindas. Logo depois, a professora e Admª. Daiane Rodrigues Lopes chamou o primeiro painel.

Os processos de aprendizagem no engajamento dos alunos foram tema do painel da professora e Admª. Cristine Oliveira. Além de falar sobre os desafios, ela também abordou a construção de estratégias para modelos de engajamento, o modelo PERMA-H e as formas como nos relacionamos com o trabalho.

A professora realizou dinâmicas com o grupo e reforçou a importância de olharmos para as habilidades do futuro com atenção, sendo elas: resolução de problemas, comunicação, criatividade, relacionamento interpessoal, competências socioemocionais, conhecimento renovado e atenção plena.

Após esse momento, o professor e Adm. Carlos Eduardo Sabrito chamou o segundo painel da manhã, que teve como temática o programa Clínica de Negócios para pequenas empresas. O Conselheiro do CRA-RS e coordenador da Câmara de Micro e Pequenas Empresas (CEMPE), Adm. Márcio Silva dos Santos detalhou a iniciativa, que visa ampliar o conhecimento da Ciência da Administração para atender micro e pequenas empresas, contribuindo na melhoria da gestão empresarial.

Ao final, os painelistas foram convidados a um debate com os professores e Administradores Daiane Rodrigues Lopes, Carlos Eduardo Sabrito e Emerson Vargas.

Homenagem

Antes da entrega do Prêmio Docência no Ensino Superior de Administração, foi organizada uma homenagem ao professor e Administrador Volnei Alves Corrêa, recebida por seus familiares. Volnei foi Conselheiro do CRA-RS e teve uma atuação muito presente nas demandas do Conselho. Durante a vida, desempenhou um brilhante papel como docente, deixando um legado de amor pela educação.

O prêmio foi instituído pela Resolução nº 04/2014 e alterado pela Resolução nº 17/2023, que deu nova redação e passou a se chamar “Prêmio Docência no Ensino Superior de Administração – Adm. Volnei Alves Corrêa” como uma forma de reconhecer essa trajetória e o que o professor representou na vida de tantas pessoas.

Premiações

O Prêmio Docência no Ensino Superior de Administração 2023 - Adm. Volnei Alves Corrêa teve 7 agraciados nas categorias prata (para profissionais que completaram 25 anos de docência até o dia 31 de dezembro do ano anterior à entrega do Prêmio) e bronze (para profissionais que completaram 15 anos de docência até o dia 31 de dezembro do ano anterior à entrega do Prêmio). São eles: 

Categoria Prata

Professor Adm. Ismael Mauri Gewehr Ramadam

Professora Admª. Maria D’Lourdes Guimarães Rotermund

Professora Admª. Rita Luciana Saraiva Jorge

Professora Admª. Rosecler Maschio Gilioli

Categoria Bronze

Professor Adm. Evandro José Krewer

Professor Adm. Igor Roberto Borges

Professora Admª. Vanda Regina Machado

O Prêmio Acadêmico Astor Roca de Barcellos 2023 reconheceu o trabalho de dois alunos da Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA - Campus Sant’Ana do Livramento e um da Faculdades Integradas de Taquara - FACCAT Taquara. São eles: Lucas Figueira Acosta (1º lugar), Pedro Cabrera Rodrigues Machado (2º lugar) e Julie Linéia Hunsche (3º lugar).

Confira as fotos do evento.

Clique Aqui