CRA-RS Recebe debate a importância do engajamento comunitário e da responsabilidade social na reconstrução do estado
21/08/2024

CRA-RS Recebe debate a importância do engajamento comunitário e da responsabilidade social na reconstrução do estado

A tragédia climática que assolou o estado em maio e a importância do engajamento comunitário e da responsabilidade social no processo de reconstrução permearam as conversas do CRA-RS Recebe, dentro da programação do V Fórum de Responsabilidade Social. O debate conduzido pelo coordenador da Câmara de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, Administrador Felipe Baptista de Leão, abordou as consequências econômicas e sociais do desastre climático e os caminhos para fazer o Rio Grande do Sul voltar a crescer.

O professor do curso de Serviço Social da Escola de Humanidades da PUCRS, Francisco Arseli Kern, lembrou os desafios enfrentados em 2020, com a pandemia de Covid-19, e comparou com a tragédia de maio. “Em 2020 fomos convocados a voltar para casa. Enfrentamos um inimigo invisível que se materializou em nossas vidas. Foram dois anos em casa. Já em maio e junho de 2024 fomos convocados a sair de casa para sobrevivermos. Somos sobreviventes. O inimigo cansou de ser invisível, nos expulsando de casa”, profetizou. O professor também compartilhou a experiência do abrigo montado na universidade, que recebeu 280 pessoas, além de um espaço para os pets. 

O Administrador Carlos Fabiano Carrano falou sobre o futuro após as tempestades de maio. “É importante focar: aconteceu, e agora?”, questionou, convidando os ouvintes a pensarem. Ele também destacou a solidariedade e a rede de ajuda formada em todo o país para auxiliar os gaúchos. “A gente fica mais humano quando compartilha”, comentou. Observou ainda que é preciso refletir sobre como o Estado chegou a essa situação e o que está sendo feito para a mitigação dos problemas. “É preciso pensar que não termina aqui e o que estou contribuindo para um desenvolvimento sustentável”, ressaltou o palestrante.