CRA-RS Recebe debate novo modelo do ENADE para 2025 e a formação dos novos profissionais de Administração
15/10/2025

CRA-RS Recebe debate novo modelo do ENADE para 2025 e a formação dos novos profissionais de Administração

Por meio da Câmara de Ensino (CE), o CRA-RS realizou mais uma edição online do CRA-RS Recebe nessa terça-feira (14). Com o tema “Novo ENADE 2025 - Implicações aos Estudantes, Docentes e Gestores Acadêmicos”, o evento contou com palestras de Adm. Alexandre Nicolini e Edson Sadao Iizuka. A mediação foi feita pelos professores Adm. Emerson Luis de Vargas e Adm. Gabriel Braido, enquanto a apresentação coube à coordenadora da CE, Admª. Ione Sardão da Silva.

Presente na abertura oficial da live, o presidente do CRA-RS, Adm. Flávio Abreu, ressaltou a importância do ENADE para avaliar as instituições de ensino, auxiliando no aprimoramento da educação superior como uma oportunidade que uma pessoa – de condições de vida modestas – possui para transformar sua realidade para melhor. Porém, na contramão disso, Abreu citou uma pesquisa que revelou um grupo de cidadãos que buscam boicotar o exame, cujo perfil é justamente o de quem mais precisa do ensino superior para transformar a sua realidade pessoal e a de sua família.

Primeiro palestrante a falar na noite, o Administrador Alexandre Nicolini abordou questões como a profissionalização do ensino superior, a qualidade ofertada nos cursos de Administração (formação dos professores e alunos) e os desafios frente ao avanço do EAD. Sobre este último tópico, Nicolini afirmou: “Eu acho que o EAD tem acertos fundamentais, mas quando a gente faz a leitura do impacto que isso está tendo no mercado de trabalho, estamos falando de 3 em 4 estudantes com uma formação muito ruim, e isso vai nos levar a discutir um exame de eficiência ao final do curso de Administração”.

Na sequência, Edson Sadao – um dos responsáveis pelo desenvolvimento do ENADE – trouxe suas reflexões a respeito das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs). Sobre o novo ENADE, frisou: “A prova vai ser mais rigorosa sobre questões de tendências globais da área de negócios e gestão, e as habilidades esperadas são tomadas de decisão com base em evidências e liderança estratégica. Sadao também acrescentou que o conteúdo deverá ser interdisciplinar (integração com outras áreas, como estatística e tecnologia), além de trazer temas atuais, como governança, análise de dados, transformação digital, sustentabilidade, etc.

O evento seguirá disponível no YouTube do CRA-RS:

Clique Aqui