ERPA Sul 2023: ESG na agenda das organizações
21/11/2023

ERPA Sul 2023: ESG na agenda das organizações

O último painel do ERPA Sul nesta terça-feira (21) teve como tema a agenda ESG e a necessidade de um compromisso integral das pessoas e organizações com práticas sustentáveis e responsáveis. 

Conversaram com o público a presidente do Sistema Catarinense de Comunicação – SCC, Melissa Ribeiro, o diretor de Pessoas, Estratégia e Gestão da Irani Papel e Embalagem S.A. e da Companhia Habitasul de Participações, Fabiano Alves de Oliveira, e o diretor-fundador da Reserva Consultoria Ambiental e consultor ambiental do Condomínio Terra Ville Belém Novo Golf Club, Ricardo Hentschel. O responsável pela mediação foi o presidente do CRA-SC, Adm. Djalma Hack.

Os painelistas Melissa Ribeiro e Fabiano Alves de Oliveira detalharam a estruturação e operação das suas empresas e as práticas de ESG aplicadas em cada cenário. 

Para Melissa, elas são uma resposta necessária à demanda de um mundo que se transforma o tempo todo. “Eu acredito muito no ESG e que, por meio dele, vamos conseguir chegar na sustentabilidade - não só ambiental, mas de forma geral na sociedade”. 

Fabiano falou sobre negócios de impacto e como eles endereçam desafios sociais e de sustentabilidade. Ele também abordou a necessidade de equidade de gênero nas altas posições corporativas como essa discussão chegou à organização. “Ela não foi embalada somente pelo tema ESG, veio de uma discussão estratégica, pensando em como vamos promover mudanças, respeitando nossa cultura e história. É preciso construir diretrizes de diversidade para avançar”. 

Ricardo Hentschel também apresentou cases e histórias ao público reforçando a importância da produção de soluções ambientais que promovam atividades econômicas mais sustentáveis.