ERPA Sul 2023: governança corporativa como pilar de sustentação do ESG
21/11/2023

ERPA Sul 2023: governança corporativa como pilar de sustentação do ESG

Créditos: Herson Freitas/CFA

Segundo evento da agenda desta terça-feira (21), o painel “Governance/Governança” foi uma aula de gestão e práticas de governança corporativa. Com mediação do vice-presidente Administrativo do CRA-RS,Adm. Júlio César Lopes Abrantes, participaram do debate o fundador da Consultoria RH Mattos, Cássio Mattos, a gerente de Relações Institucionais da Bebidas Fruki S.A, Admª. Fabiola Eggers, e o diretor de Relações com Investidores da Randoncorp, Esteban Angeletti.

Durante aproximadamente 1h30, os palestrantes detalharam a história e as práticas de suas empresas dentro da seara do ESG. O “G”, como o diretor da Randoncorp destacou, talvez seja a letra “menos pop” do acrônimo, “mas, certamente, ela sustenta as outras duas”. Esteban contou sobre a cultura do negócio e o primeiro processo de sucessão, que durou 13 anos.

Cássio Mattos abordou o tema a partir do papel dos sócios nas melhores práticas de governança e reforçou que os papéis não devem ser confundidos com as atividades desempenhadas. “O papel é abstrato e se refere ao impacto que os sócios tem na empresa”. O consultor também falou sobre os cinco princípios da governança corporativa: integridade, equidade, responsabilização, transparência e sustentabilidade.

Representante da Fruki, que completará 100 anos em abril de 2024, a Admª. Fabiola apresentou a trajetória da empresa. Ela relatou as mudanças que aconteceram ao longo deste século e que levaram a marca à implementação da governança corporativa e também destacou a importância da união dentro de uma empresa familiar.