ERPA Sul 2023: primeiro painel aborda ESG, greenwashing e práticas sustentáveis
21/11/2023

ERPA Sul 2023: primeiro painel aborda ESG, greenwashing e práticas sustentáveis

Créditos: Herson Freitas/CFA

O primeiro painel do ERPA Sul 2023, nesta terça-feira (21), abordou a temática “Environmental/Ambiente”, com participação da gerente de Meio Ambiente Industrial da CPMC Brasil, Bruna Bof, do juiz federal, Rafael Moreira, e do gerente de Relações Institucionais da Braskem no Rio Grande do Sul, Daniel Fleischer. As palestras foram mediadas pela vice-presidente Institucional do CRA-RS, Admª. Luciana Barbosa.

Representando a CMPC — uma das maiores empresas de celulose e papel da América Latina e referência em sustentabilidade —, Bruna destacou a importância de fortalecer as práticas de ESG nas empresas, que precisam, cada vez mais, atuar como agentes de mudanças nas áreas do meio ambiente, governança e sustentabilidade. Ela apresentou o dado de uma pesquisa da consultoria Ernst & Young, de 2020, que mostra que 80% das pessoas esperam que as empresas resolvam problemas da sociedade - o que vai ao encontro dos planos e ambições da CMPC.

“O nosso próprio pensamento já está se moldando para pensar a sustentabilidade. Seremos protagonistas da bioeconomia e das soluções do futuro”, afirmou.

Após a primeira fala, o juiz federal e professor de Direito Ambiental, Rafael Moreira, iniciou sua palestra sobre greenwashing, quando as organizações mentem ou distorcem informações relacionadas às suas práticas sustentáveis. O tema foi usado pela primeira vez em 1986, pelo ambientalista Jay Westerveld. Ele questionou a postura de um resort que pedia aos hóspedes a reutilização de toalhas para proteger o meio ambiente e evitar desperdício de água, mas, ao mesmo tempo, estava à frente de construções na praia sem considerar os impactos no seu entorno. 

Moreira também falou sobre o marketing verde, destacando o poder que esse tipo de propaganda exerce sobre a sociedade - fato comprovado por diversas pesquisas.

“Certamente, o marketing verde é uma oportunidade. Entretanto, muitas empresas utilizam o marketing verde de forma ‘não tão sincera’”, salientou o juiz federal. 

Finalizando o painel Environmental/Ambiente, o gerente de Relações Institucionais da Braskem no Rio Grande do Sul, Daniel Fleischer, contou sobre o case Braskem e os desafios diários do negócio enquanto um ator relevante da indústria química. Ele reforçou, ainda, o reposicionamento da empresa junto ao mercado, que vem investindo mais em ações e campanhas voltadas às práticas sociais e sustentáveis.