ERPAJ 2023: perícia judicial e a atuação dos profissionais da área da Administração
21/11/2023

ERPAJ 2023: perícia judicial e a atuação dos profissionais da área da Administração

A perícia judicial e a atuação dos Profissionais da Área da Administração enquanto peritos: essas foram as duas linhas condutoras do Encontro Regional de Peritos Administradores da Justiça (ERPAJ), evento relacionado ao ERPA Sul que aconteceu nesta terça-feira (21), na UCS, em Caxias do Sul. Ao todo, foram realizadas quatro palestras e um debate, com ampla participação de profissionais da Administração e do Direito.

O primeiro a palestrar foi o juiz federal e presidente da Associação dos Juízes Federais do Rio Grande do Sul (Ajufergs), Dr. Guilherme Maines Caon, que abordou o tema “o trabalho do perito na visão da magistratura”. O segundo painelista foi o advogado da Advocacia-Geral da União (AGU), Dr. José Tadeu Neves Xavier, que discorreu sobre “a responsabilidade civil do perito”. Depois, ocorreu um debate ministrado pelo presidente do CRA-ES, Adm. Flávio Celso, com participação dos doutores Caon e Xavier (foto).

Na sequência do debate, discursou o conselheiro regional pelo CRA-MG, Adm. Rômulo Larcher Figueiras, sobre “recuperação judicial: possibilidades de atuação para o profissional Administrador”, e a conselheira federal por Pernambuco e perita grafotécnica, Admª. Adriana Rodrigues, a respeito do assunto “perícia grafotécnica: uma oportunidade para o profissional de Administração”.

Destaques

- De acordo com o presidente da Ajufergs, Dr. Guilherme Caon, hoje o Rio Grande do Sul possui 40 peritos Administradores cadastrados - dado considerado ótimo pelo juiz.

- Durante a sua exposição, o conselheiro por Minas Gerais, Adm. Rômulo Larcher Figueiras, chamou a atenção para o número de pedidos de recuperação judicial entre janeiro e setembro de 2023 no Brasil: 966, sendo o quantitativo mais elevado desde agosto de 2019. Apenas no mês de setembro deste ano, foram 136 pedidos, uma alta de 94,3% em comparação com o mesmo mês de 2022.

- Anfitrião nesta edição do ERPAJ, o presidente do CRA-RS, Adm. Flávio Abreu, compareceu ao evento, junto com o presidente do CRA-SC, Adm. Djalma Hack, com o presidente do CRA-PR, Adm. Marcello Padula, e com o presidente do CFA, Adm. Leonardo Macedo.