Importância do diálogo dá o tom no CIDEAD Nova Prata
19/10/2023

Importância do diálogo dá o tom no CIDEAD Nova Prata

Quem acompanhou a palestra sobre “ética nas relações de trabalho & ética profissional” — tema da XXI edição do CIDEAD deste ano — da professora Admª Geni de Sales Dornelles, na UCS de Nova Prata, saiu mais do que satisfeito. Saiu realizado.

Em pouco mais de duas horas de evento, os estudantes de Administração, que lotaram o auditório do campus, observaram atentamente os pontos de reflexão que a professora trouxe em meio à noite. Além de ser Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Geni é Mestre em Filosofia pela PUC-SP, o que, segundo ela, foi imprescindível para compreender melhor o estudo da ética.

Entre tantas abordagens durante a palestra, sempre embasadas em teóricos como Platão, Heigel, Habermas, Kant e outros, a Administradora chamou muito a atenção para a importância do diálogo como “motor da mudança” nos dias atuais, elencando algumas características do contexto da nossa sociedade onde falta conversação entre duas partes. Segundo Geni, existem três males que compõem a base do conflito ético atual: alienação, preconceitos e pós-verdades/mentiras.

“Como nós vamos falar de ética se não passar a limpo esse tipo de comportamento?”, indagou.

Evento histórico para Nova Prata

De acordo com a Admª Rosecler Maschio Gilioli, diretora da UCS do campus de Nova Prata, o acontecimento pela 1ª vez do CIDEAD em Nova Prata foi histórico para a cidade, levando o campus “para fora das fronteiras do município”.

Noite de surpresas

A abertura do evento foi feita pelo Coordenador do curso de Administração da UCS Nova Prata, Adm. Mario Coser, a quem também coube mediar o debate final e realizar o encerramento do CIDEAD. Na sequência, veio o Conselheiro Federal do Rio Grande do Sul, Adm. Emir José Alves da Silva, seguido pelo presidente do CRA-RS, Adm. Flávio Abreu, pela Administradora Rosecler, pelo diretor Administrativo e Financeiro da UCS, Dr. Marcelo Faoro de Abreu (representando o reitor Dr. Gelson Leonardo Reche).

Após a solenidade de abertura, houve a palestra e o debate sobre o tema, protagonizado por Geni e pelos Administradores Carlos Eduardo Reginato e Gilmar Gonzatto.

Durante a sua fala, o presidente do CRA-RS divulgou a criação da subseção da autarquia em Nova Prata, anúncio que provocou aplausos na plateia, e também aproveitou para convidar a todos para o Encontro Regional de Profissionais de Administração da Região Sul, que acontecerá nos dias 20 e 21 de Novembro - em Caxias do Sul. Por último, Abreu também efetuou a entrega, junto com Vice-Presidente Financeiro do CRA-RS, Adm. Marcos Pretto, e do representante da autarquia em Caxias do Sul, Adm. Adalmir Borges Antunes, do Prêmio Docência no Ensino Superior de Administração, categoria Prata, para a Admª Rosecler, levando-a à emoção.