NOTA OFICIAL CRA-RS
17/03/2023

NOTA OFICIAL CRA-RS

Recentemente, ficamos entristecidos com a notícia que trabalhadores estavam submetidos a condições análogas à escravidão, em pleno século XXI, próximos de completar 135 anos da abolição da escravatura no Brasil. Porém, ficar triste não basta, atitudes como essa exigem uma ação.

Assistimos algumas reportagens dando o título de administrador a pessoas que não são efetivamente administradores. Para ser Administrador é preciso concluir o curso superior em Administração em uma instituição de educação reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e ter o registro em um Conselho Regional de Administração. Esse profissional poderá ser o responsável técnico por sociedades que atuam tanto na área da Administração, quanto na atividade de consultoria e assessoria em gestão.

O Conselho Regional de Administração do Rio Grande do SUL (CRA-RS) está em contato com a Superintendência Regional do Trabalho no Rio Grande do Sul e com a Procuradoria do Trabalho no município de Caxias do Sul, a fim de obter informações sobre a atividade desenvolvida pela empresa protagonista dos fatos, com o objetivo de identificar a necessidade de registro da empresa e de um responsável técnico no CRA-RS.

A existência de um profissional de Administração como responsável técnico na empresa, além de qualificar a gestão, pode mitigar os riscos de atitudes desastrosas como essas, que denigrem não somente a imagem da empresa protagonista, mas também das suas contratantes, com prejuízos incalculáveis. Ao contratar um profissional devidamente registrado no CRA-RS, poderá ser garantida a dignidade dos trabalhadores, pois as pessoas são a razão de existir de uma empresa.

Estaremos atentos aos fatos, em defesa não somente dos profissionais de Administração, mas principalmente da sociedade, combatendo o exercício ilegal da profissão e os prejuízos advindos, para as empresas e para a sociedade.

Porto Alegre, 17 de março de 2023.