Novembro Azul: CRA-RS realiza evento sobre a saúde do homem
28/11/2023

Novembro Azul: CRA-RS realiza evento sobre a saúde do homem

Dentro da programação do Novembro Azul, o CRA-RS promoveu nesta terça-feira (28) em Porto Alegre o evento “Saúde do homem”, reforçando que essa é uma preocupação que vai além da ausência de doenças - envolve também o bem-estar físico, mental e social.

A vice-presidente Institucional, Admª. Luciana Franco Barbosa fez uma fala de abertura e passou a palavra para a palestrante Dr. Ivan Borges, do Grupo São Pietro Hospitais e Clínicas.

Por que falar em saúde do homem?

Dr. Ivan iniciou a palestra com dados e informações sobre a mortalidade da população masculina no Brasil, onde homens vivem, em média, 7,6 anos menos do que mulheres. Entre as principais causas, estão o câncer de próstata, doenças do aparelho circulatório e doenças infecciosas e parasitárias.

Na conversa com os participantes, ele destacou a importância da prevenção do câncer de próstata, que possui um longo período assintomático e tem como fatores de risco idade, histórico familiar e hábitos alimentares.

Para o doutor, a saúde do homem mora na capacidade de evitar problemas antes que eles se manifestem de forma mais grave. Adotar um estilo de vida saudável, com bons hábitos, cuidado com a saúde mental e exames regulares são ações preventivas fundamentais para uma vida longa, produtiva e feliz.