
Administrador Carlos Norberto Filipin
A Ouvidoria do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS) avança com inovação digital, escuta ativa, proteção de dados, diversidade, mediação de conflitos e, principalmente, na sua atuação como uma ferramenta de gestão, adaptada às diretrizes estabelecidas pela legislação.
A principal matéria-prima das ouvidorias são as manifestações apresentadas na forma de elogio, sugestão, solicitação, reclamação ou denúncia, com o objetivo de contribuir para a melhoria do serviço público. No entanto, é mais do que um simples ponto de contato, mas um alicerce fundamental para uma gestão eficaz e democrática.
Muitas vezes, os ouvidores eram vistos como mensageiros de "problemas" e a Ouvidoria, erroneamente interpretada como um “depósito de reclamações” que “não dão em nada”. Porém, isso mudou.
Essa nova visão não está completamente implementada. Ainda estamos em processo de consolidação da ouvidoria como um instrumento essencial de participação, controle social e transparência. Serviço esse que caminha para se tornar mais que uma prestação de serviço, mas uma ferramenta de gestão.
A função da ouvidoria vai muito além de registrar solicitações e buscar respostas para cada uma delas. Seu diferencial está na escuta ativa, gerando informações valiosas que apontam os problemas e orientam a administração sobre as medidas corretivas necessárias.
O CRA-RS reconhece o papel da ouvidoria como principal canal de comunicação que passa a cumprir novas funções cruciais. Ser esse canal traz como desafio oferecer respostas rápidas, transmitir feedbacks que impactarão positivamente pelas demandas, compreendidas e tratadas de forma adequada.
Por fim, o objetivo da ouvidoria é assegurar que todas as manifestações (reclamações, sugestões, denúncias e elogios) sejam acompanhadas de forma sistemática até a sua resolução. Lembre-se que nosso foco é o ADMINISTRADOR.