Painel mostra o empreendedorismo como empoderamento
05/12/2024

Painel mostra o empreendedorismo como empoderamento

Dando prosseguimento ao segundo dia do XVIII Fórum Internacional de Administração, no Master Hotel em Gramado, foi realizado na tarde de quinta-feira (05) o Painel de Empreendedorismo. O painelista foi o Adm. Vinícius Mendes Lima, com moderação do Adm. Fábio Lúcio de Souza Costa, presidente do CRA-PA.

Administrador, mestre em marketing, empreendedor, professor, escritor e criador da Besouro Agência de Fomento Social, Vinícius apresentou o tema “Empoderando pessoas que mudam suas comunidades”. Ele fez um estudo do potencial econômico das favelas no Brasil através de pesquisas de campo e levantamentos histórico-culturais e geográficos das favelas da Rocinha (Brasil) e Villa31 (Argentina).

De acordo estudo da ONU, existem 1 bilhão de favelas no mundo atualmente, e a projeção é ter 3 bilhões em 2050. São 17,1 milhões de favelas no Brasil, segundo o Data Favela. Já o IBGE revela que mais de 150 milhões de pessoas da população estão nas classes C, D e E.

No âmbito dos pequenos negócios na economia brasileira, uma pesquisa do Sebrae mostrou que existem cerca de 6,4 milhões de estabelecimentos, onde 99% são micro e pequenas empresas. 52% dos empregos são com carteira assinada. Essa fatia representa 27% do PIB do país.

Vinícius destaca que a maioria dos empreendedores começou por necessidade financeira e a falta de um emprego formal. Segundo o IBGE, hoje há cerca de 7 milhões de desempregados no Brasil. Observando essa lacuna, Vinícius criou a Besouro Agência de Fomento Social. “Nossa missão é conduzir os integrantes da base da pirâmide ao desenvolvimento de suas potencialidades, renda e a realização de sonhos”, explicou.

Vinícius utiliza o método By Necessity, que ele mesmo criou. “Ele revê o modelo tradicional de um plano de negócios e o adapta para pequenos empreendimentos de forma a ser executado após 10 etapas”, definiu. Ele se utiliza do saber de cada um para aplicar os ensinamentos de gestão e Administração de negócios.

Cumpridas as 10 etapas, o aluno sai pronto para criar o próprio negócio, com geração de renda imediata. “Capacitar e dar conhecimento para as pessoas mudarem de vida custa zero reais”, destacou Vinícius.

A Besouro já atuou em 28 países e em mais de 3200 municípios. Segundo o painelista, mais de 170 mil pessoas foram capacitadas e quase 110 mil negócios foram abertos. 70% dos alunos viraram empreendedores.

Confira a programação completa do XVIII FIA no link abaixo:

Clique Aqui