“Inteligência Financeira nos Negócios: Onde se Esconde o Lucro das Boas Empresas”, de autoria de Gustavo Cerbasi, foi o tema da palestra de encerramento do XVIII Fórum Internacional de Administração no Master Hotel, em Gramado.
Mestre em Finanças (USP) e graduado em Administração Pública (FGV-SP), consultor, professor, palestrante e autor de 16 livros com mais de 3 milhões de exemplares vendidos,
Gustavo contou que uma empresa nasce de uma ideia que precisa gerar riqueza. O crescimento através de novos projetos é um fator irracional, pois não há certeza de faturamento. Se der certo, acaba gerando mais riqueza.
O acúmulo de riquezas resulta no crescimento da empresa. Para entender uma empresa, é preciso primeiro pensar nos ativos (investimentos feitos), depois no passivo (recursos de terceiros) e o patrimônio líquido (recursos próprios). “O lucro da empresa aumenta o ativo. Com melhorias contínuas, há lucro. As finanças não mudam, o conteúdo é o mesmo”, disse.
Gustavo também explicou onde as pessoas erram ao investir: na falta de planejamento. Ele também mostrou a importância das decisões equilibradas na comparação entre despesas fixas e variáveis. “A maioria das famílias endividadas não trabalha com os custos variáveis”, refletiu, classificando o endividamento como “efeito bola de neve”.
O professor falou sobre a flexibilidade e a resiliência. Segundo ele, as pessoas não entendem de forma correta o significado das palavras. “Resiliência é superar a tormenta e permanecer na mesma condição. Quanto mais flexibilidade, mais resiliência”, explicou.
Outro erro ao investir é no superdimensionamento através do investimento em ativos, como por exemplo ter bons equipamentos para o trabalho ou o lazer. “Nos falta informação, nos falta estatística. A solução é associação. Quando há união de forças, há concentração de informações e negócios”, contou.
Cerbasi explicou a diferença entre financiamento e empréstimo, outro motivo para equívocos nos investimentos. O financiamento é um cenário otimista, caracterizado por planos sendo concretizados. Se financia bens ou projetos, onde o objeto da compra serve como garantia e é mais barato. No empréstimo, o cenário é pessimista e há cedência de dinheiro porque os planos não deram certo. Não há garantia de recebimento e é mais caro. “Análise não é detalhe”, disse.
O palestrante explicou por que falta dinheiro para as empresas ao realizar os investimentos. Na compra de matérias primas, há um prazo para produzir e vender e outro para receber na venda do produto. “É preciso saber o ciclo de caixa da empresa. É aí que entra a necessidade de financiamento”. “O sucesso mata as empresas”, alertou. “Elas começam pequenas e começam a gastar mais do que podem e acabam vítimas do próprio sucesso”, completou. Uma das soluções apresentadas é desistir de alguns clientes.
Na última parte da palestra, Gustavo listou cinco competências financeiras essenciais: possuir números confiáveis, trabalhar com o orçamento certo, fazer o controle da evolução dos resultados, valorizar os números na hora de decisões e possuir pessoas de confiança e capazes. “Gerenciar uma empresa sem bons relatórios é como pilotar um avião sem painel de controle. É necessário saber onde você quer chegar e aonde não deve ir, ser mestre em identificar a hora de retirar o time de campo. É preciso ter um sistema financeiro tão organizado que você nunca precise confiar em alguém”, afirmou.
Ele também listou quatro passos: os planos e finanças do negócio, os planos da família e as finanças do casal. “A contabilidade precisa ser separada. O planejamento é um só”, encerrou.
Depois do evento, o Presidente do CRA-RS, Adm. Flávio Cardozo de Abreu, fez um discurso de encerramento do fórum com a presença do Presidente do CFA, Adm. Leonardo José Macedo, membros do conselho e colaboradores no palco. Ele agradeceu o empenho de todos os envolvidos na organização e execução do fórum e também aos patrocinadores e mediadores do evento. “O conhecimento não muda o mundo. Quem muda o mundo são as pessoas. O conhecimento muda as pessoas”, encerrou.
Fique ligado: o XIX Fórum Internacional de Administração acontece em Brasília em novembro de 2025!