ERPA Sul 2023: palestra sobre “ESG & Humanismo Digital” abre o evento
21/11/2023

ERPA Sul 2023: palestra sobre “ESG & Humanismo Digital” abre o evento

Créditos: Herson Freitas/CFA

No primeiro dia (20) do Encontro Regional dos Profissionais de Administração da Região Sul (ERPA Sul), uma palestra à altura do evento que acontece em Caxias do Sul. Assim pode se resumir a exposição de Cassio Pantaleoni, head de Estratégia e Operação de Inteligência Artificial na Quality Digital, que falou sobre “ESG & Humanismo Digital”, com foco na Inteligência Artificial e no impacto na letra “S” do acrônimo ESG (Meio Ambiente, Social e Governança, na tradução para o português).

Mestre em Filosofia, escritor, professor e especialista em tecnologia e ambiente digital, Pantaleoni foi o primeiro dos 14 palestrantes confirmados no palco da UCS Teatro para o maior evento da Administração da Região Sul do Brasil.

“Não tem nada de inteligente na inteligência artificial. Ela nada mais é do que automação e repetição.”

Em sua apresentação intensa e dinâmica, o palestrante destacou os impactos da Inteligência Artificial na sociedade contemporânea, do ponto de vista tecnológico e humano. “Cavalos mais novos estão indo à frente da carruagem. Estamos sendo puxados por uma nova dinâmica”, frisou.

Ele também falou sobre os novos rumos da sociedade a partir do advento da IA e tratou de desmentir mitos que pairam em debates da atualidade. “A máquina não aprendeu a gerar conteúdo do jeito que falam por aí”, acrescentando: “Não tem nada de inteligente na inteligência artificial. Ela nada mais é do que automação e repetição”.

Autoridades marcam presença em abertura

Oficialmente, o ERPA Sul começou às 19h desta segunda-feira (20). A nova corte da Festa da Uva, formada pela rainha Lizandra Chinali e pelas princesas Eduarda Menezes e Letícia de Carvalho, da Festa da Uva, de Caxias do Sul, deram as boas-vindas aos espectadores e, em especial, aos Administradores.

Logo depois, o presidente do CRA-RS, Adm. Flávio Abreu, o reitor da UCS, Gelson Leonardo Reche, o presidente do CRA-SC, Adm. Djalma Heck, o presidente do CRA-PR, Adm. Marcello Padula, o prefeito de Caxias, Adiló Domenico, e o presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Leonardo Macedo, trouxeram seus pontos de vista sobre a importância do tema do ERPA Sul “ESG: da teoria à prática”.

A noite também foi de homenagem à primeira mulher Administradora registrada no sistema do país, a gaúcha Juliana Leiria Leal, falecida em 2019 aos 94 anos. No momento do tributo, a escritora Marta Leiria, filha de Juliana, foi chamada para discursar e participar do ato. Relembre a história contada em outubro neste portal.

Na sequência, houve um concerto musical do Coral de Jovens Aprendizes Grupo Florescer, da Randoncorp, e a palestra de Pantaleoni. Como encerramento, o CRA-RS ofereceu um coquetel aos participantes do evento.

Visitas técnicas

No domingo (19) e na segunda-feira pela manhã (20), um grupo de conselheiros do CRA-RS e de outros estados também realizou quatro visitas técnicas como parte da programação do ERPA Sul: Roteiro Vinícolas Caxias do Sul e Flores da Cunha; Case Empresa Frasle: Sustentabilidade; Case Empresa Suspensys: Social e de Governança; e UCS Graphene e TecnoUCS.