Um grande reconhecimento foi dado aos municípios do Rio Grande do Sul que fazem valer o conceito de Governança. Na manhã desta terça-feira (6), no espaço Recanto Maestro, em Restinga Sêca, aconteceu a entrega do 1º Prêmio IGM/CFA de Governança Municipal em meio ao 41º Congresso de Municípios do RS — encontro realizado anualmente pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Ao todo, 8 cidades foram agraciadas.
Sobre a relevância da premiação, o presidente do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS), Adm. Flávio Abreu destacou que ela faz com que os prefeitos tenham uma preocupação maior com a eficácia e eficiência da gestão. "O indicador é importante para que o gestor possa basear sua estratégia de atuação e resolver problemas". E pontuou: "Precisamos de Governança em todas as esferas. Não só na privada, mas principalmente na pública".
Na sequência, o presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Leonardo Macedo, falou a respeito do protagonismo que os Profissionais de Administração exercem enquanto "ferramentas" da gestão, em uma comparação clara ao IGM/CFA. "O mais importante que nós temos a oferecer a vocês somos nós", ressaltou.
Inédita, a premiação colocou em evidência a importância do índice de Governança Municipal IGM/CFA. Abaixo, a lista dos vencedores em cada um dos 8 grupos.
- GRUPO 1: Balneário Pinhal (prefeita Maria Rosane Tedesco de Oliveira)
- GRUPO 2: Horizontina (prefeito Jones Cunha)
- GRUPO 3: São José do Norte (prefeita Fabiany Zogbi Roig)
- GRUPO 4: Estrela (prefeito Elmar Schneider)
- GRUPO 5: Parobé (prefeito Diego Picucha)
- GRUPO 6: Lajeado (prefeito Marcelo Caumo)
- GRUPO 7: Pelotas (prefeita Paula Mascarenhas)
- GRUPO 8: Caxias do Sul (prefeito Adiló Didomenico)
Sobre o IGM/CFA
Baseada em 3 dimensões que se subdividem em 12 subdimensões, o IGM apresenta 30 indicadores com dados extraídos de fontes oficiais, como o Ministério da Saúde, da Educação e da Secretaria do Tesouro Nacional, dentre outros. Distribuídos em 8 grupos — separados por faixa populacional e Produto Interno Bruto —, o IGM/CFA possibilita conhecer o desempenho de cada um dos municípios, mas o mais relevante é a capacidade de comparar esse desempenho com outros município do seu próprio grupo.
O IGM/CFA é uma ferramenta disponível gratuitamente na Internet e o seu propósito é possibilitar um conhecimento amplo sobre a atuação de todos os municípios brasileiros nas dimensões de finanças, gestão e desempenho.
Para conhecê-la melhor:
Clique Aqui