É possível aplicar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU nas empresas? Confira o debate do CRA-RS Recebe
23/04/2021

É possível aplicar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU nas empresas? Confira o debate do CRA-RS Recebe

O Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) foi o tema do CRA-RS Recebe da última quinta-feira, 22. Promovido pela Câmara de Responsabilidade Social e Sustentabilidade do CRA-RS, o evento reuniu mais de 200 participantes para debater sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Após a abertura realizada pela presidente da autarquia, Adm. Claudia Abreu, o coordenador da Câmara, Adm. Carlos Carrano, apresentou um panorama histórico da Agenda 2030, a maior iniciativa de sustentabilidade do mundo. Envolvendo empresas, governos, ONGs e sociedade, esse movimento de livre adesão visa promover uma vida digna para todos, dentro dos limites do planeta, através de 17 ODS distribuídos em 169 metas. 

Para demonstrar a aplicação desses objetivos na prática, as convidadas Camile Bruns,  responsável pela área de responsabilidade social da Unimed Brusque, em Santa Catarina, e Katiane Roxo, especialista em sustentabilidade do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, e Julia Froeder, empreendedora de um negócio social que atua na conexão de pessoas e organizações com os ODS, a Franca, compartilharam as suas experiências na área. Elas destacaram os desafios e a importância de firmar esse compromisso enquanto empresa, dando dicas de como engajar a alta liderança, os colaboradores e os clientes no processo. 

“Precisamos quebrar o paradigma de que a sustentabilidade é custo e ter a visão sistêmica que ela traz sim ganhos. Além de falar sobre o assunto, temos que ser mais sustentáveis, mesmo que a passos lentos”, explica Katiane. Dessa forma, a painelista contou sobre a oficina desenvolvida pela sua instituição, a ODS na prática, que tem como objetivo disseminar a temática através de uma linguagem acessível a todos, estimulando o exercício dos objetivos e metas da ONU no cotidiano das pessoas por meio das redes sociais (@odsnapratica). Ao final, os participantes puderam esclarecer as suas dúvidas em um bate-papo com as convidadas.