Prêmio Mérito em Administração: 36ª edição é realizada em Gramado
12/09/2023

Prêmio Mérito em Administração: 36ª edição é realizada em Gramado

A 36ª edição do Prêmio Mérito em Administração foi memorável e à altura da maior premiação da área da Administração do Rio Grande do Sul. Realizado no Palácio dos Festivais, em Gramado, no Dia do Profissional de Administração, o evento agraciou, publicamente, os quatro profissionais que se destacaram nos setores público, privado, de ensino e tecnólogo – e que jamais esquecerão a noite de 9 de setembro de 2023.

Aproximadamente 130 pessoas ocuparam as cadeiras do teatro onde também ocorre o tradicional Festival de Cinema – fato que gerou a brincadeira de que os agraciados receberiam o “Kikito da Administração”, em clara alusão ao prêmio do festival. Além dos conselheiros, representantes e membros de câmaras da autarquia, autoridades como o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Adm. Arcione Piva, e o prefeito de Farroupilha, Adm. Fabiano Feltrin, estiveram presentes. Também houve a participação de agraciados das edições anteriores.

Em seu discurso inicial, o presidente do CRA-RS, Adm. Flávio Abreu, elogiou a atuação de cada um dos agraciados dentro da área da Administração, relembrando que a profissão completou 58 anos de existência desde a sanção da Lei n° 4.769, a qual criou a profissão de Administrador e o Conselho Federal de Administração (CFA).

Em outro ponto de sua fala, Flávio mencionou o protagonismo dos gaúchos ao longo da história em instituições ligadas à Administração no país, como a criação do Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), em 1938 e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 1944, ambas tendo como primeiro presidente José Simões Lopes, de Pelotas. “Percebam, senhores, que os gaúchos estão umbilicalmente ligados à Administração no Brasil”, ressaltou.

Na sequência, confira o que os agraciados Adm. Carlos Filipin (público), Adm. André Godoy (privado), Adm. Daniel Lacerda (de ensino) e Tecnolª. Cláudia Araújo (tecnólogo) têm a dizer a respeito do significado da premiação.

Adm. Carlos Filipin, responsável técnico da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS):

“É um momento em que os Profissionais de Administração se sentem profundamente valorizados, e isso se revela em uma coisa importante, naquilo que eu entendo que tem um significado ainda maior, que é a resposta por aquilo que a gente fez ao longo de nossa vida”.

Adm. André Godoy, diretor superintendente do SEBRAE RS:

“Quando o CRA-RS cria um prêmio para reconhecer o mérito de profissionais que ao longo da sua trajetória tem demonstrado que é possível com um exercício consciente, competente e dedicado de sua profissão construir caminhos de êxitos, ele cumpre o papel de agregar à classe dos Administradores em torno de um propósito, que é melhorar a qualidade da gestão das nossas empresas”.

Adm. Daniel Lacerda, mestre em Administração pela Unisinos e doutor em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ:

“Ter uma dedicação ao ensino superior é uma forma de valorizar o conjunto de docentes do estado do Rio Grande do Sul que ministram a função da gestão. Sem dúvidas, é um resgate da importância do ensino, do conhecimento e da aprendizagem. É um reconhecimento para a academia”.

Tecnolª. Cláudia Araújo, vereadora de Porto Alegre:

“Quando tu consegues ver que um profissional é extremamente importante para a sociedade através da sua especialização, tu faz com que mais pessoas estejam voltadas a essa construção. Hoje, não existe uma empresa que funcione bem se não tiver um bom Administrador, gestor ou um bom Tecnólogo”.