Programa de mentoria para micro e pequenas empresas desenvolvido pelo CRA-RS inspira parceria entre governo e conselho federal
28/03/2025

Programa de mentoria para micro e pequenas empresas desenvolvido pelo CRA-RS inspira parceria entre governo e conselho federal

Um projeto de mentoria desenvolvido pelo Conselho Regional de Administração do RS (CRA-RS) e que auxiliou centenas de administradores gaúchos a reerguerem seus negócios durante as enchentes de maio de 2024 inspirou uma parceria inédita entre o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte e o Conselho Federal de Administração (CFA). O acordo de cooperação técnica, firmado recentemente, busca estabelecer um canal convergente de acesso a informações, ferramentas de gestão e de capacitação voltadas aos profissionais de administração, inscritos nos conselhos regionais, e aos empresários e empregados de micro e pequenas empresas, em âmbito nacional.

Gestado pelo CRA-RS a partir da catástrofe climática enfrentada pelo Rio Grande do Sul, o projeto de mentoria pretende ampliar sua atuação no Estado em 2025. O presidente da autarquia, Flávio Cardozo de Abreu, está em tratativas com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado para acordo de cooperação que objetiva expandir a parceria. Segundo o próprio secretário, Gilmar Sossella, a ideia é atingir 12 mil empresas que necessitam de apoio especializado, o que pode ser ofertado por profissionais de Administração. 

As mentorias são feitas de forma voluntária, sem custo e sem vínculo empregatício entre mentor e empresa beneficiada. O conselho possui um banco de dados com profissionais voluntários registrados e adimplentes e que possam atender a demanda.

Como começou

Inicialmente, o programa de mentoria seria voltado apenas para empresas registradas no conselho, mas decidiu-se estender para todas micro e pequenas empresas atingidas pelas enchentes. Na época, a iniciativa ganhou a adesão dos conselhos de Administração de Minas Gerais, Santa Catarina, Espírito Santo e Pernambuco, que também prestaram mentoria para os interessados, agilizando assim a demanda. A medida,, ligada ao projeto Amplifica RS, auxiliou negócios que necessitavam de mentoria em áreas específicas, como financeira, logística, plano de negócios e captação de recursos.