Protagonismo feminino em pauta no 1º dia de eventos relacionados ao ERPA Sul
20/11/2023

Protagonismo feminino em pauta no 1º dia de eventos relacionados ao ERPA Sul

Créditos: Herson Freitas/CFA

Com o propósito de fomentar o protagonismo feminino no mercado de trabalho, o CRA-RS, através da Câmara da Mulher, realizou a Conferência Regional das Mulheres de Negócios nesta segunda-feira (20), na UCS, em Caxias do Sul. Relacionado ao ERPA Sul, o evento trouxe palestrantes e painelistas com atuação destacada em grandes empresas e organizações do estado e do Brasil para contar histórias e falar sobre carreira executiva, competências profissionais e futuro do trabalho.

O evento, que contou com apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRC-RS), do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC/RS) e do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Rio Grande do Sul (IBEF-RS), contemplou uma programação extensa, começando às 14h e encerrando às 17h20.

Responsável pela abertura do evento, a coordenadora da Câmara da Mulher da autarquia, a Admª. Mônica Schneider, reforçou a importância de seguir fortalecendo a pauta feminina, especialmente no espaço de negócios. Iniciativas como a Conferência ajudam a fomentar o debate e, consequentemente, a melhorar o cenário como um todo. Também participaram do ato inaugural o presidente do CRA-RS, Adm. Flávio Abreu, a coordenadora-adjunta do CRA-RS Mulher, Admª. Niceia Wunsch, e a coordenadora da Comissão Especial ADM Mulher do CFA, Admª. Rita Maria Silveira da Silva — que aproveitou para detalhar a atuação da comissão criada em 2020.

Na sequência, a psicóloga e professora Denise Casagrande falou a respeito do tema “Competências e habilidades dos profissionais necessários no cenário atual dos negócios, impulsionando a carreira das mulheres”, trazendo suas experiências de conciliação de “maternar” e trabalhar em corporações de grande reconhecimento, como a Gerdau. Atuante na área de Recursos Humanos, Denise abordou, entre diversos tópicos, a popularização do termo ESG — destacando que a primeira vez em que se comentou sobre algo próximo ao conceito fora na Conferência de Estocolmo, em 1972 — e as habilidades e diferenças geracionais dentro do ambiente profissional.

Após a exposição da professora, houve o momento de fala das representantes do CRC-RS, Fabiana dos Santos, do IBEF-RS, Liliana Guerreiro, e do IBGC, Michelle Squeff. Logo após esse quadro, aconteceu o “Bate-papo sobre elementos e fatores para a construção de carreiras no empreendedorismo e na trilha executiva, com profissionais de relevância”, onde participaram quatro painelistas: Admª Mirian Souza (CRA-RS), Cristiana Ferronato (IBGC-RS), Aline Gauer (CRC-RS) e Túlia Brugali (IBEF-RS), com mediação da Fabiana dos Santos e da Michelle Squeff. ESG, inovação, representatividade, sistema de cotas, histórias pessoais e profissionais foram alguns dos assuntos discutidos pela mesa.

Hoje, são cerca de 160 mil Administradoras registradas no Conselho, frente a 200 mil Administradores. E como disse Mônica, são eventos como a Conferência Regional das Mulheres de Negócios que proporcionam um debate cada vez mais rico e agregador, ajudando a reparar uma dívida histórica da sociedade para com as mulheres.