Santa Maria recebe XXI CIDEAD 2023
21/09/2023

Santa Maria recebe XXI CIDEAD 2023

A XXI edição do Ciclo de Debates de Administração passou por Santa Maria no dia 19 de setembro. Mais de 120 estudantes e profissionais de cursos da Área da Administração assistiram e participaram da palestra do Adm. Sandro Trescastro Bergue (centro) na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

A professora e coordenadora do curso no período diurno, Admª Eliete dos Reis Lehnhart, fez a abertura do evento que teve como tema a ética nas relações de trabalho e a ética profissional. Além da UFSM, outras instituições estiveram presentes no evento.

Durante toda a conversa o Adm. Sandro provocou reflexões sobre o significado da ética na profissão, na vida e, principalmente, na relação com a tecnologia e a utilização da ferramenta no dia a dia. Já no campo da administração o palestrante relembrou que não há um código de ética nas empresas, e sim, um código de conduta, o que leva ao entendimento da ética como uma reflexão pessoal e a conduta um padrão moral do indivíduo.  

Voltado para o ambiente educativo na USFM Sandro falou sobre o impacto da universidade na formação dos futuros administradores e importância do diálogo e das trocas de ideias e percepções.  

“A educação não se faz por afirmações. Se faz por perguntas”.  

Durante o debate que foi conduzido pelo coordenador do curso de Administração no período noturno da UFSM, Adm. Juliano Alves, muito se foi comentado sobre as reflexões do que é certo e do que é errado, da ressignificação de atos e padrões e também, da atenção no exercício de gestão de pessoas. 

“Nem sempre o que é legal é justo”.  

O evento foi encerrado com a fala da professora Admª Vania de Fátima Barros Estivalete, representante do CRA-RS em Santa Maria.