Santo Ângelo recebe o XXI CIDEAD
25/10/2023

Santo Ângelo recebe o XXI CIDEAD

A nona palestra do XXI Ciclo de Debates de Administração (Cidead) de 2023 ocorreu em Santo Ângelo. O evento foi uma realização do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS) e da Faculdade Santo Ângelo (Fasa). O vice-presidente de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento Institucional da Fasa, professor Adriano Maslowski, abriu o evento saudando todos os presentes e a palestra sobre “Ética nas relações de trabalho e ética profissional” foi conduzida pela Admª. Geni de Sales Dornelles. 

Ela é doutora em administração de Empresas pela FGV e mestre em Administração pela UFRGS. Além disso, é jornalista, administradora de empresas e administradora pública formada pela UFRGS. Professora aposentada da Escola de Administração da UFRGS, exerceu a docência na pós-graduação em várias universidades: UNAMA, URI, UNIJUÍ, UNISINOS, UNISC, UCS, FEMA e PUCRS. Por conta de sua experiência acadêmica e profissional, Geni aproveitou a passagem por Santo Ângelo para se reunir, antes da palestra, com o Comitê de Ética da Fasa e foi recepcionada pela Admª. Helenice Rodrigues Reis, que lhe apresentou as instalações do campus da universidade. 

À noite, os alunos acompanharam atentamente as provocações sobre ética e moral por um viés filosófico. “Eu não posso falar sobre ética sem falar sobre filosofia” explicou Geni. Ela salientou que “valores são preferências que a pessoa tem, essas preferências moldam a moralidade. E a moralidade está na constituição, no manual da profissão…” A administradora ainda destacou que a vida plena é o bem maior da ética.

Após a palestra, o coordenador do curso de Administração e Ciências Contábeis da Fasa, Adm. Anderson Stochero conduziu um debate entre Geni e os professores Leonardo Furian, Maicon Rossetto e Mônica Lahute. Alguns alunos e alunas receberam exemplares do livro “Tempos de Ira. Pessoas iludidas pelo discurso de ódio: agem sem Diálogo, sem Valores nem Ética”, escrito pela Admª. Geni de Sales Dornelles, que autografou os exemplares e também doou alguns para a biblioteca da instituição. A professora Admª Helenice Rodrigues Reis, em nome de toda a equipe da Fasa, cumprimentou e presenteou a palestrante. 

Neste ano, o Cidead entra em sua XXI edição. O décimo e último Cidead de 2023 ocorre no dia 25 de outubro em Três de Maio.

Foto: Rômulo Tondo