Sexto CIDEAD de 2023 ocorre em Santa Cruz do Sul
11/10/2023

Sexto CIDEAD de 2023 ocorre em Santa Cruz do Sul

A sexta palestra do XXI Ciclo de Debates de Administração (Cidead) de 2023 ocorreu em Santa Cruz do Sul. O evento foi uma realização do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS) e da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Com abertura do Adm. Leonardo Schneider, coordenador do curso de Administração da Unisc, e da Adm. Niceia Wunsch, representante do CRA-RS em Lajeado, a palestra sobre “Ética nas relações de trabalho e ética profissional” foi conduzida pelo Adm. Júlio César Lopes Abrantes. Ele é vice-presidente administrativo do CRA-RS e foi membro fundador da Câmara de Gestão Pública da autarquia.

Júlio é mestre em Administração e especialista em Administração e Estratégia Empresarial. Também possui extensão universitária em Competências do Setor Público. Foi administrador na Prefeitura Municipal de Porto Alegre, atuou como coordenador do Escritório Geral de Planejamento Estratégico e foi diretor de Recursos Humanos do Departamento Municipal de Águas e Esgotos (DMAE) da capital gaúcha. Abrantes, que leciona em cursos de pós-graduação, sentiu-se em casa na noite de 10 de outubro, terça-feira. O evento híbrido reuniu cerca de 80 estudantes no anfiteatro da instituição e foi transmitido pelo canal oficial do YouTube da Unisc. Você pode conferir a palestra clicando no link abaixo: 

Clique Aqui

Com caneta e papel em mãos os alunos participaram de uma dinâmica sobre identificação de modelos mentais. Após esse momento descontraído e de aplicação prática da teoria apresentada, o  Adm. Leonardo Schneider e o Adm. Júlio César Lopes Abrantes conduziram um debate a partir de dúvidas dos alunos. Ao final do evento alguns graduandos receberam mimos do CRA-RS e o Adm. Jaime Laufer, subchefe do Departamento de Gestão de Negócios e Comunicação da Unisc, presenteou o palestrante em nome de toda equipe da universidade. 

O Adm. Júlio César Lopes Abrantes destacou, durante a noite, que habilidades cognitivas e interpessoais são a chave para uma postura profissional ética e próspera. Ele encerrou a palestra com uma frase de Michael Jansen: “A felicidade não é a ausência de problemas. A ausência de problemas é o tédio. A felicidade são grandes problemas bem administrados.” 

Neste ano, o Cidead entra em sua 21ª edição. Os próximos CIDEADs de outubro serão nos dias 17, em Nova Prata, e 18 em Canoas. Esperamos você.