Visando melhores práticas no sistema CFA/CRAs, comissão do CFA se reúne com membros do CRA-RS durante três dias
12/01/2024

Visando melhores práticas no sistema CFA/CRAs, comissão do CFA se reúne com membros do CRA-RS durante três dias

Entre os dias 10, 11 e 12 de janeiro, membros da diretoria, fiscalização e demais setores do CRA-RS recebem a Comissão Especial de Apoio aos Regionais do Conselho Federal de Administração (CEAR-CFA), para uma visita técnica. O objetivo central dos encontros que começaram na quarta (10) e terminam na sexta-feira (12) é realizar um diagnóstico acerca das práticas da autarquia gaúcha.

Segundo o coordenador da CEAR, Adm. Rogerio Bezerra, o propósito particular dessa visita é fazer uma análise do processo de fiscalização, da recuperação de ativos e entender como é feito o desdobramento do planejamento estratégico.

“A partir disso, a gente vai construir um modelo de processo de fiscalização e de recuperação de ativos que seja padronizável para todos os regionais”, afirma o Administrador, que veio ao Rio Grande do Sul acompanhado pelo Adm. Jaylson Mendonça, também membro da CEAR. Quanto ao planejamento estratégico, a ideia é que a reunião no CRA-RS ajude a formular um modelo que seja único para o sistema CFA/CRAs, de acordo com Bezerra.

Para o presidente do CRA-RS, Adm. Flávio Abreu, o fato do Conselho gaúcho servir como regional-piloto de grande porte, ao lado de Minas Gerais, contribui para definir as diretrizes de atuação dos profissionais de Administração no âmbito nacional. “É uma troca rica de informações que irá qualificar nossas práticas de gestão, além de contribuir para com o Sistema CFA/CRAs”, resume Abreu.

Fazem parte, ainda, dos regionais-piloto — contemplados na elaboração desses estudos e processos — os Conselhos de Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarinense. 

Roteiro da visita

10/01/2024

- Reunião com os gestores do regional para apresentação do projeto da CEAR/CFA e dos trabalhos da gestão do regional;

- Análise e discussão sobre os pontos fortes e as oportunidades de melhoria do regional.

11/01/2024

- Agenda com a equipe responsável pelo processo de fiscalização. As boas práticas e as oportunidades de melhoria. Mapeamento do processo;

- Agenda com a equipe responsável pelo processo de cobrança. As boas práticas e as oportunidades de melhoria. Mapeamento do processo.

12/01/2024

- Análise e discussão do plano de melhoria do regional. Planejamento Estratégico e Indicadores de Desempenho.