X EPROCAD destaca a tecnologia dentro do ambiente de ensino
10/06/2017

X EPROCAD destaca a tecnologia dentro do ambiente de ensino
Diante de uma sociedade em constante mudança onde as relações estão cada vez mais voltadas para tecnologia e no ensino não é diferente, o CRA-RS juntamente com sua Câmara para Assuntos de Ensino (CEN) e em parceria com o Conselho Federal de Administração – CFA, a ANGRAD e a Faculdade São Judas Tadeu, promoveu X EPROCAD – Encontro de Professores e Coordenadores dos cursos de Administração no último sábado (10/09). O encontro abordou como tema central “As novas tecnologias no ensino da Administração”, com o objetivo de levar soluções tecnológicas e estratégias aos professores e também ouvir as necessidades dos estudantes presentes. A presidente da Câmara para Assuntos de Ensino do CRA-RS, Adm. Nara Maria Muller, destacou que é um momento para adquirir conhecimento, além de trocar ideias e experiências entre os participantes. “É muito importante que os estudantes participem destes encontros, pois são eles o futuro da Administração e precisamos da ajuda deles para fazer com que a nossa profissão seja mais valorizada”, disse.
 
Para a presidente do CRA-RS, Adm. Claudia de Souza Pereira Abreu, é fundamental discutir os rumos da educação num momento em que as transformações acontecem em uma velocidade contínua. “O primeiro EPROCAD foi em Caxias do Sul e discutiu a inserção do profissional no futuro. Se refletirmos, os temas debatidos até hoje mostram como a CEN se preocupou com a evolução do ensino e o quanto temos que pensar na formação do profissional de Administração com senso ético, sem deixar de lado as inovações oferecidas pelo mercado”, afirmou. 
 
Participaram da solenidade de abertura o representante da ANGRAD, Adm. Kaizô Iwakami Beltrão e a diretora acadêmica das Faculdades Integradas São Judas Tadeu, Graciela Thisen. Também no evento representando o CRA-RS estiveram o vice-presidente Institucional, Adm. João Alberto Gonçalves Junior, o vice-presidente de Fiscalização e Registro, Adm. Bruno José Ely e membros da Câmara para Assuntos de Ensino. 
 
Após, os participantes se dividiram em grupos que foram destinados a cinco workshops sobre metodologias ativas, Google for education, Microsoft para educação, ensino de Administração em ambiente virtual e o jovem Administrador e a valorização da profissão. Os relatos de cada sala foram expostos para o grande grupo possibilitando a troca de conhecimento. Ainda, o diretor da Big Brain Education, Ronei Pasquetto apresentou ferramentas tecnológicas da Microsoft que podem facilitar a atuação dos professores em sala de aula como Office 365, inteligência artificial por meio da intranet e caderno digital. “É preciso diminuir o ‘gap’ entre as gerações e isso só é possível acompanhando as inovações”, disse. Já a representante do Movimento Grupo de Educadores Google, Daiane Grassi, mostrou ferramentas Google com o objetivo de que facilitar a comunicação em sala de aula, encontrando a melhor tecnologia. 
 
Na parte da tarde quem abriu as palestras foi o consultor e sócio da Parallax – Move to Change, empresa que atua na gestão do conhecimento e no desenvolvimento de pessoas e organizações, Paulo Amorim. Eles destacou que estamos num contexto que envolve organizações, pessoas e tecnologia e que precisamos nos conscientizar que vivemos a mudança, pois ela não avisa que está chegando. “O conceito de diferentes gerações não está atrelado à idade e sim à forma de pensar, por isso dizemos que há jovens de 60 anos e velhos de 25 anos”, ressaltou. Amorim também apontou que em determinadas situações a tecnologia atrapalha. “É como se as pessoas tivessem outra vida em páginas na internet, além disso, ela avança tão forte que as instituições não conseguem acompanhar a mudança”, disse. 
 
O palestrante apontou que os professores deveriam ser mais mentores. “É preciso criar o relacionamento com o aluno conversando, o conhecendo e buscando qual é a melhor forma que ele aprende e, mais, qual é a melhor forma que você ensina. Para criar relacionamento é preciso se autoconhecer”, frisou, acrescentando que aprendizagem é processo e que é fundamental refletir sobre experiência que teve, analisar os pontos positivos e negativos. 
 
Finalizando o encontro, ocorreu a Palestra da ANGRAD com o representante Kaizô Iwakami Beltrão. Ele discorreu sobre alguns pontos específicos sobre o ENADE, afirmando que que nas IES públicas a proporção de alunos que não respondem é muito maior, exaltando a importância do exame que atesta a qualidade dos cursos de Administração. “É um insumo importante para a construção dos cursos”, disse. 
 
V Fórum de Coordenadores 
Na oportunidade ocorreu também uma reunião entre os coordenadores de curso de Administração do Rio Grande do Sul, o CRA-RS e os representantes da ANGRAD. Os coordenadores expuseram suas demandas e foram alinhadas ações para aperfeiçoar a comunicação entre ambas as partes. A presidente do Conselho, Adm. Claudia, salientou que a autarquia está trabalhando fortemente em uma maior aproximação com as IES e acredita que só reunidos será possível uma maior valorização da profissão dentro do ambiente de ensino.