XV CIDEAD lota auditório da Universidade Católica de Pelotas
05/07/2017

XV CIDEAD lota auditório da Universidade Católica de Pelotas
Empreendedorismo foi a pauta da noite da última sexta-feira (30/06) no XV CIDEAD que ocorreu na cidade de Pelotas e lotou o auditório da UCPel. Na oportunidade, vice-presidente Administrativo do CRA-RS, Adm. Sérgio Rauber, representando a presidente da autarquia, Adm. Claudia Pereira Abreu, destacou que o CIDEAD não se trata de um evento pontual e sim faz parte de um programa que vem sendo realizado durante o ano que destaca a importância de debater temas emergentes e relevantes que possam qualificar a gestão nas empresas e instituições da região. “É preciso sair do discurso e compreender como podemos colocar em prática ideias inovadoras, ganhar escalas e crescer como empreendedores, refletindo também no desenvolvimento da região é a nossa meta”, afirmou. 
 
“Cantinas em presídios, cantor de funk, barracas de crepe em escolas, sócio de produtora de formatura, dono de um complexo esportivo e cultural... Eu já fiz de tudo”, contou o empreendedor, Administrador, escritor e o único gaúcho a palestra no TEDx do Rio de Janeiro, Vinicius Mendes Lima. Na palestra “Leite de Pedra: empreender é para todos”, ele apontou que empreendedor é aquele que almeja, planeja, luta e conquista um sonho ou um simples objetivo. “Hoje em dia ter humildade e levantar a cabeça para ir atrás do que deseja faz muita diferença, sendo mais importante que ter subsídios de capital para investir, por exemplo”, analisou. 
 
Lima desenvolveu um estudo sobre micro e pequenos empresários, traçando um paralelo entre a favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, e a Villa 31, em Buenos Aires, na Argentina. A partir de sua pesquisa, ele escreveu o livro “A Riqueza das Favelas: o empreendedorismo entre morros e vielas”, que mostra que é possível tirar o “leite de pedra” e gerar riqueza onde só se vê pobreza. “Essas pessoas vivem na crise, nasceram dentro dela, então é natural empreenderem em busca de um futuro melhor e precisamos aprender com essas pessoas”, destacou. 
 
O Administrador trouxe ao conhecimento do público que 50% dos postos de trabalho vêm dos Micro e Pequenos Empresários e se não fossem eles, o país já teria quebrado. “É o pequeno que faz com que a roda continue girando. A indústria representa apenas 1,3% dos negócios do Brasil, já os menores representam todo o resto da população de empresa”, disse. 
 
Participaram do debate o diretor técnico da O.S Systems, Otavio Salvador e os acadêmicos de Administração da UCPel, Ramiro Martins e Patrick Goulart, que apresentaram o case “Fácil Consulta”, uma plataforma oferece consultas diárias para 13 especialidades médicas com preço acessível.