
Com o estande nº 32 lotado o dia inteiro, o CRA-RS, através da Câmara Especial de Administração da Saúde, realizou a 15ª edição do Seminário de Administração na Saúde (SAS) nesta quarta-feira (22), em meio à realização do Health Meeting Brasil 2025, que acontece na PUCRS. A programação foi intensa, começando às 9h e finalizando às 17h, e reuniu profissionais da Administração e de outras áreas, conselheiros e colaboradores do CRA-RS, além dos integrantes da Câmara da Saúde e de outras câmaras da autarquia.
O tema do XV SAS foi “Repensando a Saúde: Governança e Estratégias de Pessoas com Foco no valor em Saúde”, e pelo terceiro ano consecutivo, aconteceu durante o Health Meeting – uma das maiores feiras do segmento a nível nacional.
Manhã
A primeira atividade do dia foi conduzida pela coordenadora da Câmara da Saúde, Admª. Claudia de Souza Pereira Abreu, que fez uma apresentação institucional do Conselho e explicou o funcionamento das câmaras especiais da autarquia. Em seguida, os profissionais de Administração, Sérgio Vallim e Thiago Camargo, ministraram o painel “Tendências dos Gastos com Saúde e o Envelhecimento dos Pacientes. Como Administrar esse desafio do Sistema de Saúde Brasileiro”.
Primeiro a falar, o Diretor Geral na Rede Santa Catarina - LMR - Adm. Sérgio Vallim, tratou das perspectivas futuras e dos impactos no sistema de saúde a partir do envelhecimento da população brasileira. Em sua fala, trouxe dados importantes, como a alteração significativa que a pirâmide etária do Brasil sofrerá até 2050. Atualmente, são cerca de 33 milhões de idosos no país (aproximadamente 15% da população), e em 30 anos, o número chegará a 73 milhões (32,4%).
Na sequência, o Diretor de Gestão e Projetos – ANAHP – Adm. Thiago Camargo, esboçou os cenários da saúde e o atual momento do setor, detalhando a defasagem de alguns dos modelos de remuneração existentes em hospitais e o contexto das operadoras de saúde. Ele frisou que hoje o Brasil gasta 10% do PIB com saúde – porcentagem proporcional à parcela de idosos no país –, mas que precisará repensar essa conta quando o total de pessoas da terceira idade atingir 30% do total da população.
Tarde
Às 13h, o SAS recomeçou com o segundo painel do dia, que contou com Kátia Magni e Admª. Cláudia de Salles Stadtlober como painelistas. Ambas debateram sobre “Governança na Saúde: Liderança em Ambientes Colaborativos e Criativos”.
A Mentora de Líderes, Kátia Magni, focou sua exposição na relevância acerca das relações interpessoais dentro das organizações, abordando cinco princípios para quem almeja aliar produtividade com felicidade no trabalho: conservar relacionamentos, imparcialidade, certeza, pertencimento e segurança psicológica.
Logo depois, a Coordenadora Administrativa do Curso de Medicina da UNISINOS, Admª. Cláudia de Salles Stadtlober, discorreu sobre questões relacionadas à governança dentro de instituições ligadas à saúde, especialmente sobre os desafios impostos às lideranças. Escassez de recursos, envelhecimento da população e acesso desigual a cuidados foram alguns dos exemplos enumerados pela administradora, que ressaltou sobre a necessidade de sempre olharmos para o que nos diferencia enquanto diferencial competitivo.
A Admª. Claudia de Souza Pereira Abreu e a Tecnol. Lisiane Fagundes compuseram o último painel do evento, “Panorama da Saúde no estado do Rio Grande do Sul”, que iniciou às 15h. Nesta fala, a coordenadora da Câmara Especial de Administração da Saúde, fez uma explicação minuciosa do funcionamento do IGM/CFA, onde mostrou a utilidade da ferramenta aos participantes presentes no estande da autarquia. Especificamente, Claudia detalhou números e informações referentes à saúde, tanto a nível municipal como estadual. Nos municípios gaúchos, por exemplo, a despesa empenhada com saúde em 12 meses chega a R$ 1.450,08, ao passo que a média no Brasil alcança R$ 1.269,69.
Já a Diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada (DGAE) da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul, Tecnol. Lisiane Fagundes, explorou os programas ligados à Saúde do governo estadual, como Assistir – focado em incentivos hospitalares – e Avançar na Saúde.
A palestra de encerramento ficou a cargo do Vice-Presidente da MV, Alceu Alves da Silva, cujo tema “Liderando o Setor da Saúde com Decisões Estratégicas”, refletiu a respeito do contexto do segmento de forma geral. Ele pontuou os cuidados e compromissos que o profissional de Administração deve ter ao atuar em hospitais, como ter uma relação próxima e transparente junto aos médicos, investir em tecnologia e priorizar o bom relacionamento com a comunidade. Segundo Alceu, os hospitais que não sabem trabalhar esse último pilar, são instituições fracas.
Ao final de todos os painéis, houve espaço para perguntas do público e interação dos palestrantes, sempre com mediação de um integrante da Câmara da Saúde do CRA-RS. Veja a nossa galeria de fotos do XV SAS no link abaixo:
Clique Aqui