Na noite desta sexta-feira (18), o Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA-RS), por meio da Câmara de Ensino, realizou o XVI Fórum dos Coordenadores de Cursos da Área de Administração do Rio Grande do Sul, com o apoio do Conselho Federal de Administração (CFA). O evento abordou o tema central: Os desafios da educação superior na área de Administração e a qualificação profissional.
A condução do fórum ficou a cargo da Admª. Ione Sardão, coordenadora da Câmara de Ensino do CRA-RS, com falas de boas-vindas da Admª. Luciana Franco Barbosa, vice-presidente Institucional do CRA-RS, e do Adm. Sérgio José Rauber, Conselheiro Federal, que estava representando o presidente do CFA, Adm. Leonardo José Macedo. A mediação da noite foi da Admª. Nadir Becker, coordenadora adjunta da Câmara de Ensino do CRA-RS.
Desafios para a formação de Profissionais de Administração
No primeiro painel, o diretor da Câmara de Formação Profissional do CFA, Adm. Gelson Uecker, abordou os principais desafios para atrair estudantes e profissionais para os cursos de Administração. Uecker destacou que o profissional da área deve ser criativo, ter visão sistêmica, saber negociar, adaptar-se às mudanças e buscar constantemente o aprendizado.
Além disso, afirmou que "os alunos precisam buscar a formação em Administração por vocação, com o desejo genuíno de exercer a profissão".
Inovações no Ensino Superior
A reitora do Centro Universitário Cenecista de Osório – UNICNEC, Admª. Ludinara Scheffel, trouxe reflexões sobre os desafios do Ensino Superior. Segundo ela, "os profissionais de Administração precisam combinar habilidades gerenciais com o uso de novas tecnologias, além de liderar equipes e maximizar resultados".
A reitora também apontou o ensino híbrido como uma tendência, que mistura aprendizado online e presencial, proporcionando uma nova definição desses momentos de ensino e aprendizado.
Debate e encerramento
O evento foi concluído com um bate-papo, onde os painelistas interagiram com os presentes, respondendo perguntas e debatendo questões sobre o futuro da educação na Administração. Ambos destacaram a importância da formação de profissionais preparados para os desafios do mercado e o papel fundamental da educação superior na qualificação contínua da área.